domingo, 12 de agosto de 2012

Nova fase de 'Malhação' estreia nesta segunda; veja quem é quem

André Marques está de volta ao elenco de 'Malhação' em nova temporada. Foto: Luiza Dantas e Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias/TV PressNo ar há 17 anos, Malhação tenta se renovar a cada temporada. Seja trocando elenco e equipe técnica ou ousando na estética e na abordagem de assuntos típicos do universo jovem. No entanto, nos últimos anos, o esforço de seus diretores e diferentes autores parece não estar surtindo tanto efeito. Já que a cada ano fica mais difícil emplacar uma nova leva de histórias e personagens. "Às vezes o foco da direção artística não é o mesmo do público. É preciso diagnosticar qual é a falha dessa comunicação e tentar outros meios para conquistar a audiência em um horário onde nosso alvo é o jovem, mas toda a família está na frente da TV", acredita o diretor José Alvarenga Jr., que, pelo segundo ano consecutivo, está à frente da direção de núcleo da produção. Segundo Alvarenga, na busca pelo sucesso perdido ao longo do tempo, a 18ª temporada, que estreia no próximo dia 13 de agosto, apresenta uma trama mais leve e cômica. E possui uma saudável referência aos primórdios da "novelinha". Logo no primeiros capítulos, a produção conta com a participação especial de André Marques na pele de Mocotó, personagem da primeira temporada de Malhação. "Voltar a viver esse personagem é uma homenagem ao histórico da novela em revelar talentos", gaba-se André.

Além disso, o elo entre a nova temporada e a de 1995 fica mais evidente com a presença de Glória Barreto. Em dupla com Rosane Svartman, ela assina o roteiro dos novos capítulos. Colaboradora nos primeiros anos da novela, Glória acredita que todos os tabus juvenis já foram tratados ao longo de tantas temporadas, mas que é possível recontar as mesmas histórias por ângulos diferentes. "O que considero mais importante não é a novidade, e sim a maneira eficiente, correta e emocionante de abordar os temas. Nosso objetivo é fazer um programa que agrade ao maior número de pessoas e o humor tem espaço privilegiado", valoriza Glória.
A história da "nova" Malhação está centrada no triângulo amoroso formado por Dinho, Ju e Lia, interpretados por Guilherme Prates, Agatha Moreira, e Alice Wegmann. O menino é o galã do Colégio Quadrante. E, ao flertar com as duas amigas, coloca em xeque a amizade da dupla. "O Dinho é o menino mais 'galinha' do segundo ano. Ele já ficou com a minha personagem e está enrolando a Ju. A partir disso, os conflitos vão se desenvolvendo", conta Alice. Além das dores adolescentes, as relações familiares têm destaque na nova temporada. Lia, por exemplo, foi abandonada pela mãe quando tinha nove anos de idade. Dinho não se dedica aos estudos e sofre com a ausência de seus pais, que são separados. Enquanto isso, Ju tenta ser madura ao crescer sem os pais, apenas na companhia de Bruno, de Rodrigo Simas, seu irmão mais velho e superprotetor. "As novas famílias são uma realidade e estão bem retratadas na história. Gosto dessa relação com o cotidiano que a temporada quer destacar", analisa Agatha.

Os três são alunos do ensino médio do Colégio Quadrante. Na companhia de outros estudantes, como Orelha e Fatinha - de David Lucas e Juliana Paiva -, o trio molda um panorama da juventude atual, sempre conectada à internet e discutindo casos de "bulling" e preconceitos. "Queremos retratar o jovem com verdade. Isso vai além do texto. A imagem conta muito para garantir a identificação com o público. Para isso, uma estética bem parecida com a do cinema, com edição rápida e enquadramentos informais", avalia o diretor-geral Luiz Henrique Rios, outro veterano de Malhação - ele foi um dos diretores das temporadas de 2002 e 2008.

O cenário do colégio divide a ambientação com o Bar Misturama, "point" dos alunos e parte do elenco mais adulto da trama. O bar é comandado por Nando, um ex-roqueiro encarnado por Léo Jaime. Em meio aos jovens e números musicais, Nando ainda divide-se entre a criação da filha, Morgana, e a redescoberta do amor ao conhecer a suntuosa Marcela, de Danielle Winits, a nova professora de Educação Física do Quadrante. "O Nando funciona como um interlocutor entre pais e alunos. Pois tem um espírito jovem e irreverente. De certa forma, me identifico com isso. Falo muito com jovens nas redes sociais e no Amor & Sexo. Estou à vontade!", assegura Léo Jaime.

Quem é quem em Malhação

Núcleo da família de Dinho:
Dinho (Guilherme Prates) - É o garoto mais popular da escola. Para ele, passado e futuro não existem. O que ele quer é aproveitar ao máximo a vida. O charme e a criatividade do rapaz chamam a atenção das meninas. Talvez, por isso, ele faça, inconscientemente, as duas melhores amigas Ju (Agatha Moreira) e Lia (Alice Wegmann) entrarem em conflito por sua causa.
Mário (Eduardo Galvão) - Pai de Dinho e Tico (Xande Valois). Vive em constante conflito com suas duas ex-mulheres, Alice (Carla Marins) e Bárbara (Maria Paula).
Alice (Carla Marins) - Primeira mulher de Mário e mãe de Dinho. Cobra do filho uma postura mais responsável em relação aos estudos e à vida.
Bárbara (Maria Paula) - Segunda mulher de Mário, com quem vive em pé de guerra por ele sempre atrasar a pensão de Tico. Os dois também têm problemas para cuidar do menino, já que não têm tempo suficiente para ele.
Tico (Xande Valois) - Irmão mais novo de Dinho. O menino admira o primogênito e quer morar com ele.

Núcleo da família de Ju:
Ju (Agatha Moreira) - Jovem sensível e honesta. Ama maquiagem, roupas, adereços e tem um blog informal bem popular dedicado à moda. Apesar de ser muito diferente de Lia, se diverte com o jeito excêntrico da amiga. Apaixonada por Dinho, sonha com um namoro romântico.
Bruno (Rodrigo Simas) - Irmão mais velho de Ju. Adora a irmã, embora também goste de implicar com ela. Se irrita quando Ju e Lia tentam sair com ele e seus amigos da faculdade. E morre de ciúmes da irmã quando algum colega começa a se interessar por ela.

Núcleo da família de Lia:
Lia (Alice Wegmann) - Menina curiosa, que gosta de chamar a atenção e visivelmente se veste com esse objetivo. É a melhor amiga de Ju. Não tem muito contato com a mãe, Raquel (Patricia Vilela), que foi embora quando ela tinha nove anos. A carência de amor materno prejudica sua relação com amigos e outros familiares.
Raquel (Patrícia Vilela) - Mãe de Lia e Tatá (Pietra Pan), ex-mulher de Lorenzo (Marcelo Varzea). Idealista, desprendida, é uma figura controversa, já que abandonou a família para fazer o bem, ajudando populações em risco, e em busca de sua realização profissional como médica.
Lorenzo (Marcelo Varzea) - Pai de Lia e Tatá (Pietra Pan), a quem cria com a ajuda da mãe, Paulina (Ida Celina), desde que a ex-mulher, Raquel, o deixou com as duas ainda pequenas. Claramente não sabe como lidar com a filha mais velha e apela para tudo. Já com a caçula, a relação é muito boa.
Paulina (Ida Celina) - Avó de Lia e Tatá e mãe de Lorenzo. Está sempre em atrito com a neta mais velha, principalmente porque Lia não gosta muito de autoridade. Apesar das brigas, a ama muito e tem a ajuda de Tatá na missão de ajudar Lia a ser mais sincera com seus sentimentos.
Tatá (Pietra Pan) - Chama-se Constância, mas não gosta do nome e vive implicando com o pai por causa disso. Lembra bem pouco de como era sua relação com a mãe. Ao contrário de Lia, não ficou com traumas.

Núcleo do Colégio Quadrante:
Marcela (Danielle Winits) - É a nova professora de Educação Física do colégio. Bonita e descolada, mantém uma relação aberta e de igual para igual com seus alunos. O que deixa seu filho, Gil (Daniel Blanco), extremamente angustiado.
Leandro (Leonardo Miggiorin) - Professor de Física do Quadrante. Típico nerd, ele aparenta ser muito jovem para lidar com os alunos como educador. No entanto, os estudantes o adoram.
Isabela (Elisa Pinheiro) - Professora de Literatura. Introvertida e recatada, tem um jeito conservador de se vestir. Sua maneira apaixonada de abordar os clássicos desperta o interesse dos alunos pela sua disciplina.
Orelha (David Lucas) - Na verdade, chama-se Álvaro Gabriel, mas odeia seu nome e prefere o apelido. Muito inteligente, o estudante usa sua habilidade com o computador para se destacar. Utilizando uma ferramenta social, faz paródias e comentários maldosos no mundo virtual sobre a vida de seus colegas e professores.
Fatinha (Juliana Paiva) - Vive cercada de garotos, mas é muito carente. Acha que pode conseguir o que deseja pela sedução e, assim, afasta grande parte das meninas. Inventa a maioria das fofocas sobre ela própria. Gosta de chocar a todos, menos seus pais, já que tem uma criação tradicional.
Rafael (Rodolfo Valente) - Gosta de andar com as garotas, se identifica com os gostos femininos e adora falar de moda com Ju. O estudante é alvo de implicância por parte dos alunos.
Morgana (Cacá Ottoni) - Tímida e introspectiva, é a melhor aluna da classe e apaixonada por livros.

Núcleo do Misturama:
Nando (Leo Jaime) - Ex-roqueiro que fez algum sucesso na década de 1980 com a banda Penetras do Paraíso. É dono Misturama, "point" dos estudantes do Quadrante. Nando é pai de Morgana e ex-marido de Tizinha (Vanessa Lóes).
Tizinha (Vanessa Lóes) - Ex-groupie da banda Penetras do Paraíso. Tem uma confecção de roupas, vendidas em uma arara nos fundos do Misturama.




Nenhum comentário:

Postar um comentário